Com o apoio do Diretor do Campus Piranhas, Ricardo de Albuquerque Aguiar, e no intuito de estreitar laços, unificar, e fortalecer o movimento estudantil no Instituto Federal de Alagoas, integrantes do Grêmio Estudantil Velho Chico, e voluntários, visitaram o Campus Santana do Ipanema no dia 10 de Maio do corrente ano.
 |
Direita para esquerda: Dir. Acadêmico Samay, Marcio Santos e Sec. Elessandra |
Na visita, o primeiro passo para a formação de um grêmio no referido campus, e fomentada após a reunião no mês de Abril entre grêmios e comissões de formação de grêmios do IFAL (ministrada pela Diretora Geral da FENET-AL (Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico) Ana Carolina Sarmento, e pelo Diretor de Políticas Estudantis, o Prof. Elton Barros do Nascimento), Marcio Santos, presidente do GEVC, falou sobre movimento estudantil, a importância do protagonismo juvenil para formação e efetivação de uma educação democrática de qualidade, exercício de cidadania, e principalmente sobre grêmio estudantil (conceito, importância, legitimação, etc). A comitiva de Piranhas conheceu a realidade do campus visitado, como estrutura atual, perspectiva de aquisição de sede própria (o campus está sediado na UNEAL), cursos oferecidos (subsequente e integrado em Agropecuária, e PRONATEC de Inglês e Agricultura Familiar), parceria com a Casa do Menor-Miguel Arcanjo (Projeto de Extensão), e relacionamento entre Direção, Corpo Docente e Discente.
Após a ótima conversa com o Diretor Acadêmico Wellington Samay, com a Secretária Elessandra Barbosa, e com os estudantes do campus supracitado, a comitiva de Piranhas partiu para o campus de origem, com elogios, laços estreitados, e o pedido de que retornassem brevemente à cidade a fim de debaterem mais sobre política / movimento estudantil e efetivarem a criação de um grêmio no campus. Assim como se prontificaram em fazer uma visita ao campus Piranhas e lutar por eventos IFAL sediados em campus interioranos já estruturados, saindo do foco de Maceió e Satuba.
"Essa visita foi muito importante para consolidarmos o movimento estudantil interiorano no instituto ( região comumente esquecida por representações estudantis); acabarmos com o estigma de que os militantes estudantis são militantes sem causa, e estritamente oposicionistas aos gestores das escolas e institutos, pois estes, são sim negociadores, políticos, e lutam pela educação e pelos direitos da classe; mais principalmente, por semear o protagonismo, a luta, pela causa estudantil, de forma mais incisiva. Por isso agradeço a direção de meu campus, por propiciar essa visita, à comitiva de Piranhas, pelo engajamento, aos estudantes e gestores do campus de Santana do Ipanema (Diretor Acioly e o Diretor Samay), e a secretária Elessandra pela receptividade e convite para futuras ações no mesmo." (Marcio Santos).
0 comentários:
Postar um comentário