Fechando o ano, a classe estudantil do IFAL Campus piranhas respira novos ares. Com o apoio de algumas ilhas da classe docente, o Grêmio Estudantil Velho Chico, no intuito de promover suas ações, motivar a classe para uma participação efetiva de seus projetos, e de galgarem, perante a coordenação do instituto, apesar de já obterem "certa abertura", a posição de agente principal no fomento dos caminhos à uma educação de qualidade, ou também conhecida por "educação proibida" ( termo referente ao documentário A Educação Proibida, do
diretor argentino Germán Doin, o qual critica os parâmetros do sistema capitalista, que expõe a prática autoritária e mecânica na formação dos cidadãos. Formando assim, uma identidade nacional anti-democrática e fragmentada).
Pois, como disse, com propriedade, um dos entrevistados do documentário, o chileno Carlos Muñoz:
“Longe de responder às necessidades e desejos dos pequenos,
a escola hoje é um estacionamento de crianças, onde elas ficam sendo adestradas
até o momento de trabalhar. Se algum não se adapta ao sistema, fracassa. O que
não se vê é que não é o estudante que fracassa, e sim o sistema que está mal
pensado”
Diante disso, no âmbito local, pelo IFAL ser apenas uma ponta na etapa de aprendizagem, e os alunos terem manifestado, mesmo que timidamente, a necessidade de serem ouvidos a respeito das ações pedagógicas e disciplinares do seio escolar, o Grêmio pontuou ações, afim de tornar a expressão Gestão Participativa mais evidente, trazendo, primeiramente, os alunos à construção do movimento estudantil no instituto (e a consequente melhoria da educação), os professores, a direção, e não esquecendo, num contexto geral, a outra ponta da corda, nesse cabo de guerra educacional que é a família, advinda desses mesmos preceitos elitistas de prática de poder, validando a educação conduzida nas escolas do Brasil, e ajudando os filhos a se transformarem em ovelhas ao matadouro capitalista.
O primeiro ato para o ascender da chama participativa da classe ocorreu com a formação do Conselho Pró-Grêmio, o qual tem a função de coordenar ações com o grêmio junto, e a favor, a classe estudantil, sendo composto pelos líderes e vice-líderes de cada turma.
No entanto, ao ato posterior foi crucial para a motivação, consolidação, e união entre grêmio e alunos: a disponibilização de algumas aulas, por parte do professor de Sociologia do Campus, Vinícius Souza, ao grêmio, nas turmas de 1º, 2º e 3º anos dos cursos de Agroecologia e Agroindústria.
Um momento ímpar para os estudantes, que assistiram uma palestra, ministrada pelos gremistas Marcio Santos (Presidente) e Claudivânia Freitas (vice), com o auxílio de Luis Feitosa (Secretário de Políticas Educacionais), sobre a história e importância do movimento estudantil no Brasil, do próprio Grêmio Estudantil Velho Chico, e posteriormente, um debate entre ambos, servindo de guia para as próximas ações da agremiação, devido a riqueza de informações obtidas. Essa abertura desencadeou o processo de enfraquecimento da inércia ideológica, diluindo o temor da classe na busca por direitos, e no cumprimento dos reais deveres.
"Estamos saindo de uma apatia, e haverão mais discussões, pois a educação sempre deve estar em pauta. Uma educação cujo a base esteja no princípio da participação e desconstrução dos preceitos elitistas. Cujo o lema seja o pensar livre e a transmissão do conhecimento observando as características de cada aluno. Estes, como pessoa, nome, e não número, que apenas servem para a concretização do buraco o qual se encontra a educação. Chega de Ordem e Progresso! Educação leva ao progresso, e esta não é sinônimo de ordem, mais de socialização e curiosidade. Outros professores já se prontificaram a ceder espaço ao Grêmio, afim de exercerem esse momento de aprendizado coletivo. Talvez assim consigamos encontrar o Vale Perdido, fazendo jus ao conceito progressão do conhecimento.
No entanto, devemos nos aprofundar mais nessas questões, criar mais mecanismos de estudo e conscientização. Como também, trazer a família para a discussão e estimular a criação da APMS (Associação de Pais Mestres e Servidores)." (Marcio Santos - Presidente do Grêmio Estudantil Velho Chico)
0 comentários:
Postar um comentário