Próximo de completar cinco meses de existência, o Grêmio Estudantil Velho Chico, que surgiu da necessidade de uma representatividade estudantil no IFAL (campus Piranhas), tem em seu histórico um currículo que difere de alguns grêmios. Os alunos, servidores, mas principalmente, os integrantes do grêmio, não contavam com a avalanche de acontecimentos os quais a primeira gestão teve que gerir.
Desde a fundação, agosto de 2011, até hoje, erros e acertos marcaram a gestão, que tem como prerogativa o bom diálogo com a diretoria e o alunado, o qual foi primordial em momentos de ebulição (crises), como por exemplo, a ameaça de paralisação dos estudantes por motivo dos sequenciais desmaios devido ao intenso calor nas salas de aula.
A criação de um mecanismo melhor de informação e conscientização participativa do alunado, servidores e dos próprios integrantes, nos projetos, foi certamente um erro que a não se deve repetir, a final, o comprometimento destes, em uma gestão unificada e qualificada, ultrapassam as causas do movimento estudantil, estabelecem diretamente uma ponte de beneficiamento social da escola para comunidade, necessitando da participação de todos.
Dentre momentos importantes tiveram a criação do projeto do dia das crianças, o qual integrantes do grêmio, juntamente com sevidores, à partir de doações dos alunos, distribuiram brinquedos no bairro nossa Senhora da Saúde, assim como a idealização, pelos integrantes do grêmio, do programa "A voz da juventude" na rádio Independente FM (98,1MHZ), e elaboração, do projeto, pela aluna Claudivânia (vice-presidente) e pelo professor Vinícius Souza, sendo este intitulado como "O velho chico em ação" , o qual tem por objetivo amplificar a voz da juventude local e ser um dispositivo de informação do próprio grêmio e do instituto, como o próprio nome do programa diz.

Apesar das dificuldades o diagnóstico desses primeiros meses certamente é positivo, pois tiveram mais acertos que erros. Porém, o compromisso da gestão é de cortar as arestas que faltam para atingir a excelência esperada, e desta forma desenvolver a comunidade local, orientar e representar a vontade dos estudantes do campus Piranhas, e ser modelo para outros grêmios estudantis da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário